Mau tempo: MAI estuda alargamento de mensagens de alerta a outras casos de emergência

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 out (Lusa) -- O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou hoje que vai estudar a possibilidade de alargar a difusão de mensagens de alerta por telemóvel às populações a outras situações de proteção civil, além dos incêndios.

Em resposta a questões da agência Lusa, o MAI precisa que, "no final do período crítico de incêndios, altura em que será feito o balanço das várias medidas de prevenção e combate a incêndios introduzidas este ano, o Ministério da Administração Interna irá estudar a possibilidade de alargar a difusão de mensagens de alerta às populações a outras situações de proteção civil".

A Autoridade Nacional de Proteção Civil enviou, por diversas ocasiões, durante o verão, mensagens à população que se encontrava nos distritos abrangidos por alerta vermelho de risco de incêndio florestal.

Questionado pelo Lusa sobre o não envio de mensagens durante o fim de semana, no âmbito da tempestade Leslie, o MAI referiu que o protocolo entre a ANPC e as operadoras de telecomunicações móveis para o envio de mensagens de alerta às populações foi estabelecido, numa primeira fase, para situações de incêndio rural, nos casos em que seja decretado o estado de alerta especial de nível vermelho.

"É para estas situações que a Comissão Nacional de Proteção de Dados autorizou a difusão das mensagens para as pessoas que se encontrem nos distritos em que é decretado o estado de alerta especial de nível vermelho", adianta o ministério tutelado por Eduardo Cabrita.

No caso da tempestade registada este fim-de-semana, o MAI sustenta que foi decidido intensificar a informação às populações através dos meios de comunicação social, tendo sido realizados briefings pela ANPC de forma regular e ativados todos os mecanismos de informação através dos comandos distritais de operações de socorro.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a ANPC.

Ao final da manhã de hoje, cerca de 70 mil consumidores da região Centro continuavam sem energia elétrica devido à passagem do Leslie.

CMP // MLS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.