Novos créditos ao consumo automóvel e pessoal sobem 14,9% e 6,4% em agosto

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 15 out (Lusa) -- O montante dos novos créditos aos consumidores aumentou 14,9% no consumo automóvel e 6,4% no consumo pessoal, em agosto em termos homólogos, somando um total de 522 milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados sobre a evolução dos novos créditos aos consumidores, o montante dos novos empréstimos para compra de automóvel subiu 14,9% para 284 milhões de euros, enquanto o valor dos novos créditos ao consumo pessoal cresceu 6,4% para 238 milhões de euros.

Em número, os novos créditos ao consumo aumentaram na mesma ordem: os empréstimos para compra de automóvel subiram 12,6%, para 20.037 contratos e os créditos pessoais progrediram 5,2%, totalizando 36.701.

Em sentido oposto, tanto o total de novos empréstimos através de cartões e descoberto, como os montantes utilizados nesta modalidade desceram: queda de 13,8% para 63.718 contratos e descida de14,2% para 80 milhões de euros, respetivamente.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.