Joana Gama e Victor Hugo Pontes levam "Nocturno" a França e Bélgica

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O espectáculo "Nocturno", da pianista Joana Gama e do coreógrafo Victor Hugo Pontes, pensado para os mais novos, vai ser apresentado até novembro em várias salas da Bélgica e de França, revelou a produtora.

Depois da estreia portuguesa em 2017, o espectáculo será apresentado, entre 26 de outubro e 14 de novembro, nas cidades belgas de Gante, Antuérpia e Bruxelas. Seguir-se-á Lille, em França, a 24 e 25 de novembro.

Em "Nocturno", a pianista Joana Gama e o coreógrafo Victor Hugo Pontes surgem em palco acompanhados pelo ator e bailarino Paulo Mota, numa encenação de música e dança que dá corpo a alguns dos medos da infância, tendo como referência o escuro e a noite, com sugestão de ambientes que remetem para a cidade e para o campo.

Aranhas, trovoadas, sombras, roupa ou brinquedos que ganham vida, sons e silêncios que se ampliam, são convocados para este espetáculo, debaixo de um gigante lençol estrelado e com música original de João Godinho, interpretada em palco por Joana Gama.

Direcionado para crianças a partir dos seis anos, o espetáculo muitas vezes sugere mais do que aquilo que mostra, estimulando a curiosidade do espectador. O processo criativo dos autores para este espetáculo incluiu visitas a escolas para falar com crianças sobre medos.

"Foi giro descobrir o que é que os miúdos pensam da noite e descobrimos que são bastante mais fantásticos do que nós pensávamos. Há muita violência, muito sangue, muitas facas, e nós com receio de usar alguns elementos na peça, e eles eram muito pior do que podíamos imaginar", afirmou Joana Gama aos jornalistas, quando o espectáculo se estreou em Lisboa, em 2017.

"Fomos às escolas falar com os especialistas dos medos, pedimos para nos revelarem quais eram os seus medos e receios sobre o que acontecia durante a noite. Algumas das imagens que aparecem no espetáculo aparecem porque são referências que nos foram dando", contou Victor Hugo Pontes.

Depois daquelas apresentações na Bélgica e em França, "Nocturno" regressa aos palcos portugueses em dezembro, de 09 a 11, no Teatro Aveirense.

Estão ainda marcadas sessões a 26 e 27 de fevereiro, no Cine-Teatro Louletano, e nova temporada (de 20 a 24 de março), no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.