Brasil/Eleições: Guilherme Boulos anuncia apoio a Haddad na segunda volta

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 08 out (Lusa) - O candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) à presidência Guilherme Boulos usou a rede social Twitter para apoiar Fernando Haddad na segunda volta das presidenciais, na disputa contra Jair Bolsonaro.

"Fizemos uma campanha de cabeça erguida e plantámos sementes para o futuro. Agradecemos a todos os que depositaram os seus sonhos nas urnas votando 50 [posição do candidato no boletim de voto]. Agora estaremos nas ruas para derrotar o fascismo e eleger quem representa a democracia no segundo turno: Fernando Haddad", disse Boulos.

O candidato do PSOL, que apenas conseguiu alcançar 0,58% dos votos dos brasileiros, aproveitou o momento de voto, na manhã de domingo, em São Paulo, para tecer críticas a Jair Bolsonaro.

"Sempre estivemos nas ruas para barrar o atraso. Ele não, ele jamais. Não podemos brincar com o país que está à beira do abismo. Ditadura nunca mais", afirmou o candidato às presidenciais.

"Vamos barrar esse ódio, não vamos deixar que a farsa prevaleça. Está lá há mais de 27 anos. Bolsonaro apresenta-se como moralista mas não tem moral nenhuma".

A decisão sobre o sucessor de Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil foi adiada para 28 de outubro, com a eleição a ser disputada entre Jair Bolsonaro, da extrema-direita brasileira, e Fernando Haddad, que substituiu Luís Inácio Lula da Silva, como candidato do Partido dos Trabalhadores (esquerda).

Neste domingo, 147 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher um novo Presidente, membros da Câmara dos Deputados e do Senado, além de governadores e legisladores regionais em todo o país.

MYMM (PVJ) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.