Barack Obama diz que Nixon foi mais liberal que ele na Casa Branca

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 04 fev (Lusa) - O Presidente dos EUA disse numa que o ex-Presidente Richard Nixon foi, "em muitos aspetos", mais liberal do que ele tem sido à frente da Casa Branca e exemplificou com a regulação ambiental do republicano para justificar a sua afirmação.

"Em muitos aspetos Richard Nixon foi mais liberal do que eu tenho sido. Ele criou a Agência de Proteção Ambiental e iniciou todo um pacote de regulamentos que permitiram manter limpos o nosso ar e a nossa água", disse Barack Obama na entrevista conduzida por Bill O'Reilly ao canal Fox.

Nos Estados Unidos, o termo "democrata progressista" é uma referência à ala progressista do Partido Democrata. Desde que assumiu a presidência, Obama tem sido apelidado pelos setores mais conservadores do país de "liberal" e "socialista", pelas suas políticas progressistas.

À pergunta se se considerava o Presidente mais liberal dos Estados Unidos, Obama negou e disse que Presidentes republicanos como Nixon, considerado um ícone conservador, e Roosevelt tinham sido mais liberais, bem como o democrata Lyndon Johnson.

As declarações de Obama foram divulgadas na noite de segunda-feira quando a Fox difundiu a segunda parte da entrevista ao Presidente.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.