Gigantes tecnológicos dos EUA revelam aumento dos pedidos de dados de clientes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Los Angeles, Estados Unidos, 04 fev (Lusa) - Seis dos gigantes tecnológicos norte-americanos revelaram na segunda-feira o aumento do número de pedidos de dados dos seus utilizadores por parte do Governo através da Agência de Segurança Nacional (NSA) e outros departamentos de investigação.

Google, Microsoft, Apple, Yahoo, Facebook e LinkedIn referiram que a informação pedida vai desde conteúdos dos seus portais a dados mais precisos como o nome, idade e o local de residência dos seus assinantes.

O Governo permitiu às companhias tecnológicas em finais de janeiro a prestação de mais informações aos seus clientes sobre o ritmo a que estão obrigadas a proporcionar informação à NSA e a outras agências.

O acordo foi alcançado em resposta a um pedido feito por várias empresas perante o Tribunal de Vigilância de Informações Estrangeiras.

As companhias pediam que lhes fosse permitido revelar aos seus clientes quantos pedidos acompanhados de ordem judicial recebem das agências de informações para proteger a sua imagem depois das revelações do ex-analista Edward Snowden sobre os programas de espionagem na Internet.

A Google recebeu pedidos relacionados com o conteúdo de entre 9.000 a 9.999 contas na primeira metade de 2013, um notável aumento face aos primeiros seis meses de 2011 quando lhe foram solicitados dados referentes a 7.000 a 7.999 contas.

A Microsoft recebeu pedidos para 15.000 a 15.999 contas no mesmo período, um aumento também significativo face aos 11.000 e 11.999 do primeiro semestre de 2011.

Já a Yahoo foi a que mais pedidos recebeu - 30.000 a 30.999.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.