Autarca de Vila Nova de Famalicão critica "desinvestimento" na região norte

| Norte
Porto Canal / Agências

Famalicão, 03 fev (Lusa) - O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, criticou hoje o "desinvestimento" público na região norte e sublinhou a necessidade de "inverter" aquela tendência na afetação das verbas do quadro comunitário 2014-2020.

"O investimento 'per capita' nesta região é antagónico àquele que é o contributo 'per capita' para o PIB [Produto Interno Bruto] do país. Aqui contribuiu-se muito mais do que o que se recebe e nós temos de inverter esta tendência", disse Paulo Cunha, também presidente do Conselho Regional do Norte.

Para o autarca, aquela inversão deverá passar pela inclusão da construção da variante à EN-14 entre Famalicão e Maia nas obras a apoiar pelos fundos comunitários.

"Se no passado houve um desinvestimento na região norte, esta obra pode sinalizar um claro aumento de investimento na região norte", referiu.

Paulo Cunha, que falava durante a visita a uma carpintaria do concelho, integrada no roteiro "Made in Famalicão", sublinhou que aquela variante será "um investimento potenciador de uma enorme capacidade de desenvolvimento da região".

Lembrou que a obra beneficiará seis concelhos com importantes zonas industriais e funcionará como "uma alavanca para o crescimento de empresas", tendo assim um "elevado retorno económico-financeiro".

Atualmente, aquela região é servida pela EN-14, que se apresenta "completamente saturada".

Segundo o autarca, a variante surge em sexto lugar num estudo encomendado pelo Governo que elenca as obras prioritárias a apoiar no próximo quadro comunitário.

A nível da região norte, só é superada pela conclusão do túnel do Marão.

"A melhor coisa que o país pode fazer a si próprio é fazer esta obra [variante à EN-14]", referiu Paulo Cunha, para quem a prioridade dada a este investimento é "um prémio" às empresas da região, pela sua capacidade de gerarem riqueza.

VCP // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Sistema Andante fica disponível na Linha do Vouga a partir de 1 de maio

O sistema de bilhética Andante vai ficar disponível na Linha do Vouga, entre Espinho-Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), a partir de 1 de maio, anunciaram a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e a CP.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

Matosinhos vai instalar informação digital em 50 paragens de transporte público

A Câmara de Matosinhos lançou esta terça-feira um concurso público de 292,5 mil euros para instalar informação digital em 50 paragens de transporte público, incluindo horários em tempo real, foi divulgado.