Proteção Civil apela a medidas de autoproteção depois de 97 eventos sísmicos nos Açores

Proteção Civil apela a medidas de autoproteção depois de 97 eventos sísmicos nos Açores
| País
Porto Canal com Lusa

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informou que desde 20 de setembro foram registados 97 eventos de atividade sísmica, oito dos quais sentidos, e a proteção civil apelou este sábado à população que tome medidas de autoproteção.

“O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que desde as 20h35 locais (mais uma hora em Lisboa)do dia 20 de setembro tem vindo a ser registada atividade sísmica significativamente acima dos valores normais numa região epicentral no mar, situada entre 1 e 5 km a sul da Povoação, ilha de S. Miguel”, lê-se no comunicado do CIVISA, reproduzido pela proteção civil.

Por essa razão, Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu hoje um comunicado onde recomenda que sejam tomadas algumas medidas de autoproteção.

Um segundo sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido na sexta-feira na Povoação, ilha de São Miguel, nos Açores, adiantou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com um comunicado, e segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 13:25 locais (mais uma hora em Lisboa) e teve epicentro a cerca de dois quilómetros a sul/sudoeste da Povoação.

Já pelas 09:30 locais foi registado um outro sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros a sudoeste da Povoação.

O SRPCBA indicou na altura que o sismo foi também sentido nas Furnas, Ribeira Quente e Água Retorta.

A Proteção Civil refere que o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

+ notícias: País

Festa do Cinema está de regresso. Bilhetes com preço reduzido entre 13 e 15 de maio

As mais de 500 salas de cinema de Portugal Continental acolhem, entre 13 e 15 de maio, a Festa do Cinema, com preço dos bilhetes reduzido para 3,5 euros, anunciou a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, responsável pela iniciativa.

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?