Crato admite que diminuição de bolsas de investigação é um problema social

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 jan (Lusa) -- O ministro da Educação, Nuno Crato, admitiu hoje no parlamento que a diminuição na atribuição de bolsas individuais de investigação "é um problema social" para o qual é preciso olhar.

"É evidente que há um problema social e que temos que olhar, mas também temos que perceber que as bolsas são para desenvolver a nossa ciência. Desenvolvendo a nossa ciência e melhorando o nosso tecido social nós conseguiremos criar mais emprego", disse hoje Nuno Crato, na comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde esteve a ser ouvido pelos deputados por por requerimento potestativo do Bloco de Esquerda, sobre os concursos de atribuição de bolsas da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e as políticas públicas para a ciência.

Crato respondia ao deputado do Bloco, Luís Fazenda, que acusou o ministro de não ter "raciocínio social", criticando também a mudança de paradigma na ciência, ainda que, sublinhou, se mantenha o nível de investimento.

"Para mim a questão é esta: se se mantém praticamente inalterado porque é que cortou nas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Porque é que excluiu cerca de mil mesmo a contar com os tais programas doutorais. Há uma questão social. Responda à questão social. Porque é que enviou da precariedade para o desemprego tanta gente que era da formação mais avançada do país", questionou Luís Fazenda.

A FCT, entidade pública que atribui o apoio financeiro à investigação, revelou recentemente que os concursos de 2013, com efeitos práticos em 2014, resultaram em menos 900 bolsas individuais de doutoramento e menos 444 bolsas de pós-doutoramento.

Na sua intervenção inicial Nuno Crato defendeu que as bolsas de investigação não são emprego científico, mas sim uma "oportunidade de formação avançada", uma designação a que Luís Fazenda chamou de "eufemismo extraordinário".

"Acabou essa oportunidade de formação avançada para milhares. Mais de mil nestes últimos concursos e muitos outros que estão aí já fora do sistema, e outros, como já é dito, que estão em exílio ou emigração científica", criticou o deputado bloquista.

Sobre o emprego científico a deputada do PCP Rita Rato pediu a integração dos bolseiros de investigação na carreira científica para terminar com a precariedade entre os investigadores.

Em resposta, a secretária da Estado da Ciência, Leonor Parreira, anunciou a revisão da carreira de investigação científca.

"Estamos a colher contributos para uma revisão da carreira de investigação científica de forma a que se consiga duas coisas: dar garantia de trabalho de carreira e ao mesmo tempo permitir a reentrada das novas gerações", declarou Leonor Parreira, acrescentando que faltam apenas as propostas pedidas ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e ao Conselho de Laboratórios Associados.

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.