Atacantes barricados perto da presidência afegã trocam disparos com polícia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cabul, 21 ago (Lusa) -- Pelo menos quatro atacantes barricaram-se hoje num local próximo da presidência afegã, em Cabul, e, quatro horas depois do início de um ataque com mísseis, continuam a trocar disparos com as forças de segurança.

"O ataque ainda não terminou, continuam combates na zona. O tiroteio não é intenso, mas estão a ser disparados tiros esporádicos entre as forças de segurança e os atacantes", disse um porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanekazi, precisando que há "entre quatro e seis" insurgentes.

O ataque começou cerca das 09:00 locais (05:30 em Lisboa), no momento em que o Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, discursava por ocasião da comemoração muçulmana do Eid al-Adha, a "festa do sacrifício".

Segundo o porta-voz da polícia, os atacantes chegaram numa camioneta a um mercado, que devido ao feriado religioso estava vazio, e barricaram-se.

O mercado situa-se a cerca de 800 metros do palácio presidencial, disse.

No ataque foram disparados "pelo menos três mísseis" sobre a capital, dois dos quais caíram no centro, uma zona de alta segurança onde estão instaladas a presidência, embaixadas e o Ministério da Defesa.

Um porta-voz do Ministério da Saúde disse que "o lançamento dos mísseis fez dois feridos".

Até ao momento, nenhum grupo reivindicou o ataque.

MDR//PVJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.