Pelo menos 22 crianças sudanesas morrem em naufrágio no Nilo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Khartoum, 15 ago (Lusa) - Pelo menos 22 crianças sudanesas que se dirigiam para a escola morreram hoje quando naufragou a embarcação em que seguiam, no rio Nilo, informaram hoje as autoridades locais.

A tragédia ocorreu a cerca de 750 quilómetros da capital sudanesa, Cartum.

Mais de 40 crianças de região de Kneissa encontravam-se na embarcação no momento do naufrágio, que causou ainda a morte de uma mulher adulta, a 23.ª vítima confirmada, segundo a agência noticiosa sudanesa Suna.

Os corpos das vítimas não foram ainda encontrados, adianta a agência Suna, sem precisar o estado das restantes crianças a bordo.

"Esta manhã, 22 estudantes e uma mulher morreram quando a embarcação em que seguiam naufragou no Nilo", referiu a agência.

Os habitantes das localidades da região utilizam com regularidade embarcações para atravessar o Nilo de uma margem para a outra.

"O acidente foi provocado pela paragem do motor da embarcação a meio caminho devido à forte corrente", adiantou a Suna.

Falando por telefone, uma testemunha revelou à agência France-Presse que o barco atravessava o Nilo de norte para sul, ou seja, "contra a corrente".

O nível das águas do Nilo azul é elevado, como é habitual nesta altura do ano devido à época das chuvas na Etiópia.

O Nilo azul, que tem a sua fonte nas montanhas da Etiópia, junta-se ao Nilo branco em Cartum para formar o Nilo, que atravessa o Sudão e o Egipto antes de desaguar no Mediterrâneo.

FC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.