Incêndios: Monchique quer plano de reordenamento económico definido até dezembro

| País
Porto Canal com Lusa

Monchique, Faro, 12 ago (Lusa) -- O plano de reordenamento económico da serra de Monchique deverá estar pronto até dezembro, para ser implementado durante "seis a sete anos", anunciou hoje o presidente da autarquia, Rui André, exigindo "medidas de exceção" na sua aplicação.

Em entrevista à agência Lusa, o autarca afirmou que este plano é "uma oportunidade de corrigir erros do passado" em matéria de ordenamento florestal, permitindo que a população viva num ambiente rural e florestal "em segurança", sem estar a ser "constantemente" ameaçada.

"Não podemos criar uma floresta autóctone só para vislumbre e visita. Ela tem de ter um retorno económico. Esse é um dos grandes desafios", afirmou Rui André (PSD), à frente da autarquia desde 2009, admitindo que algumas espécies invasoras, como o eucalipto, vão ter de ser reconvertidas: "O que não pode acontecer é termos eucaliptos em cima das casas e das zonas urbanas".

O autarca social democrata sublinhou que para a implementação deste plano é necessário que a "mochila da burocracia" fique de fora, através de "medidas de exceção e de discriminação positiva", já que esta "janela de oportunidade não dura muito tempo".

"Neste momento as árvores vão começar a regenerar. Se não fizermos rapidamente esta intervenção, daqui a dois ou três anos não vale a pena", sublinhou, afirmando esperar que a disponibilidade do Governo em matéria de desburocratização "não fique só pelas palavras".

Questionado sobre se as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro no sábado são suficientes, Rui André salientou que nenhuma "foi de exceção", já que o Governo propôs mecanismos já existentes para compensar as pessoas que tiveram prejuízos.

"Em princípio serão suficientes, vamos ver. Desde que haja boa vontade e celeridade nos processos penso que as ferramentas que neste momento nos foram apresentadas serão suficientes [...]. É essa a fé que tenho e é nisso que vamos acreditar", afirmou.

O incêndio rural que deflagrou no dia 03 em Monchique (distrito de Faro, Algarve), combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado na sexta-feira (dia 10) de manhã, atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

Quarenta e uma pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

Segundo o município de Monchique, arderam cerca de 16.700 hectares no concelho.

MLS/JYGA/JPC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.