Lisboa vai receber Europeus de natação de piscina curta em 2021

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Glasgow, Escócia, 07 ago (Lusa) - Lisboa vai receber os Campeonatos Europeus de piscina curta em dezembro de 2021, anunciou hoje a Liga Europeia de Natação (LEN), após uma reunião em Glasgow, onde decorrem os Campeonatos da Europa.

"Estamos muito felizes e orgulhosos que a natação de grande nível volte a Portugal. Lisboa é uma grande cidade e o local proposto garante que iremos assistir a outro excelente evento de piscina curta em dezembro de 2021", afirmou o presidente da LEN, Paolo Borelli, citado em comunicado.

A decisão favorável à candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Natação de acolher o campeonato na Altice Arena, que tem capacidade até 20 mil pessoas sentadas, foi tomada por unanimidade.

Na reunião em Glasgow, a LEN anunciou também que o Campeonato Europeu de Saltos para a água vai voltar a ser organizado em Kiev, na Ucrânia, em 2019, depois de uma "edição de grande sucesso" em 2017.

Além do europeu de piscina curta, a Federação Portuguesa de Natação propôs acolher mais eventos internacionais, nomeadamente a organização do Europeu de polo aquático em 2021, no Funchal, que já vai receber o Europeu de juniores femininos de polo aquático de 2019.

Candidatou-se também à realização em Setúbal da etapa de qualificação de águas abertas para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, em Setúbal.

BM (ALYB) // RPM

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Miguel Coelho: "É a vitória mais especial da minha carreira"

O FC Porto sagrou-se Tetracampeão Nacional de voleibol feminino após vencer o PV Colégio Efanor pela margem máxima na grande decisão da temporada 2023/24. No rescaldo do quinto e derradeiro jogo da final do play-off, Miguel Coelho descreveu um momento de “enorme felicidade” e do “dia mais feliz da carreira”, enquanto Joana Resende falou em nome de “um grupo forte com os valores do clube” recheado de atletas “dignas de representar o símbolo” portista.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.