Ordem dos Enfermeiros cancela reunião com sindicatos para avaliar greve

| País
Porto Canal com Lusa

A Ordem dos Enfermeiros cancelou a reunião que tinha agendado para esta segunda-feira com todos os sindicatos para avaliar os motivos da greve marcada para este mês, por falta de presença e resposta das estruturas sindicais.

Atualizado 07-08-2018 11:40

“A reunião convocada pela Ordem dos Enfermeiros com as várias estruturas sindicais para esta segunda-feira foi cancelada”, refere a Ordem, em comunicado.

A decisão foi tomada “depois de o SEP [Sindicato dos Enfermeiros Portugueses] e a ASPE [Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros] terem desmarcado a sua presença no próprio dia, apenas duas horas antes do horário agendado, enquanto o SE [Sindicato dos Enfermeiros] e o SIPE [Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem] não responderam”, explica a Ordem.

A reunião foi convocada pela Ordem dos Enfermeiros para sentar à mesa todas as estruturas sindicais, já que a greve de 13 a 17 de agosto “foi apenas convocada por dois dos sindicatos”, explicou a bastonária, Ana Rita Cavaco, na quinta-feira passada.

A greve de 13 e 17 de agosto - sob a forma de “paralisação total e com abandono do local de trabalho” - foi convocada pelo SIPE e pelo SE.

De acordo com a bastonária, “há motivos para fazer greve”, mas é necessário perceber se as negociações com o Ministério da Saúde estão a falhar.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

PSP quer formar 1.100 polícias até 2025 para fronteiras aéreas

A PSP espera formar até 2025 cerca de 1.100 polícias para a segurança aeroportuária e controlo de fronteira, revela aquela polícia, avançando que metade dos 324 inspetores do ex-SEF ainda nos aeroportos vão passar para a PJ em outubro.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".