Movimento satisfeito com inclusão do Metro Mondego nos projetos prioritários

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 28 jan (Lusa) - O Movimento Cívico de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo e Góis congratulou-se hoje pelo facto de o Metro Mondego figurar entre os 15 projetos ferroviários mais valorizados pela comissão encarregada de selecionar as obras a candidatar a fundos europeus.

Segundo o relatório a que a Lusa teve hoje acesso, o metro surge em 15.º lugar, com um primeiro investimento previsível de 160 milhões de euros, numa lista de 30 projetos de mobilidade ferroviária "elegíveis para incentivos comunitários" e selecionados pelo grupo de trabalho criado pelo Governo.

"É uma boa notícia e espero que o Governo candidate a obra aos fundos comunitários. Espero que a classe política honre os seus compromissos e a obra seja concretizada", sublinhou à agência Lusa o porta-voz do movimento, Jaime Ramos.

A inclusão do metro do Mondego na lista dos projetos de natureza ferroviária que o grupo de trabalho considerou prioritários para o período 2014-2020 foi confirmada hoje à tarde à Lusa pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Pedro Saraiva, que se congratulou com "esta boa notícia".

Trata-se de um conjunto de projetos que "apresentam potencial para obtenção de uma taxa de comparticipação maior ou igual a 80 %", segundo o relatório entregue na segunda-feira ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Compreendo a necessidade nacional para se apostar na balança externa, investindo em projetos estruturantes de transporte de mercadorias, ao nível ferroviário e marítimo, mas não se podem esquecer projetos como o Metro Mondego e outros, muito importantes para a região de Coimbra", sublinhou ainda Jaime Ramos.

AMV (CSS) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.