Quinze distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima e neve

| País
Porto Canal

Quinze distritos do continente estão hoje e sexta-feira sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima e queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Porto, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo, durante a manhã e tarde de quarta-feira, ser de seis a sete metros.

Estes dez distritos vão estar sob aviso laranja entre a 01:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

Também sob aviso laranja estão os distritos Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve acima dos 600 a 800 metros entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.

Ainda por causa da neve, o IPMA colocou os distritos Porto, Viseu, Bragança, Coimbra sob aviso amarelo entre as 15:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou ainda os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora.

Já o arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de quinta-feira devido à forte agitação marítima com ondas com quatro metros aumentando para cinco a partir das 12:00 de quarta-feira.

Por causa da agitação marítima, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu segunda-feira um alerta amarelo no qual alertou para os possíveis acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.

A ANPC recordou que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.