TAP admite que greve dos controladores vai perturbar voos e alerta para atrasos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 jan (Lusa) - A TAP afirmou hoje que a greve dos controladores aéreos, agendada para quarta-feira, vai "perturbar a normal operação" da companhia aérea e alertou para a possibilidade de atrasos, garantindo que está a trabalhar na reprogramação dos voos afetados.

Os controladores de tráfego aéreo vão fazer uma greve parcial na quarta-feira, no âmbito de uma ação de luta internacional. A paralisação decorrerá em dois períodos de duas horas cada um: entre as 07:00 e as 09:00 e entre as 14:00 e as 16:00.

Numa informação hoje divulgada, a TAP refere que "esta paralisação vai perturbar a normal operação" para os destinos internacionais, estando assegurada a realização dos voos domésticos, incluindo Açores e Madeira.

"A companhia está a trabalhar ativamente na reprogramação dos seus voos que vão ser afetados, de forma a garantir que todos os passageiros com viagens marcadas para esse dia realizem as suas viagens", refere ainda a companhia aérea.

A TAP afirma que,"sendo alheia a esta greve (...) lamenta as suas consequências e apresenta desde já um pedido de desculpas aos seus clientes por qualquer inconveniente verificado".

Além dos controladores aéreos, também os sindicatos representativos dos restantes trabalhadores da NAV Portugal - Informação e Comunicações Aeronáuticas, Engenharia, Sistemas e Manutenção e restantes funções de apoio operacional e administrativo - decidiram convocar uma greve de duas horas na quinta-feira, que vai decorrer entre as 13:00 e as 15:00.

A Federação Europeia dos Sindicatos de Controladores de Tráfego Aéreo (ATCEUC) e a Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes (ETF) convocaram para quarta e quinta-feira jornadas de luta que, segundo o comunicado sindical, "terão um significativo impacto nas normais operações do tráfego aéreo europeu".

Na origem do protesto está "a quebra de compromissos assumidos em outubro pela Comissão Europeia quanto à possibilidade de integrar nas suas mais recentes propostas as posições das organizações sindicais".

"Contra todas as opiniões das partes envolvidas - empresas prestadoras de navegação aérea, Estados-membros e sindicatos - a Comissão Europeia insiste em apresentar soluções quanto ao chamado SES2+ (Céu Único Europeu 2+) e aos objetivos de desempenho 2015-2019 que conduzirão à desagregação das empresas, a uma inexorável degradação das condições de segurança e qualidade do serviço prestado", diz o comunicado dos representantes dos trabalhadores.

ND (RRA) //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.