Câmara de Coimbra estuda ligação da Baixa à Universidade pelo Jardim Botânico

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 27 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, revelou hoje que a autarquia está a estudar a possibilidade de ligar a Baixa da cidade ao Polo I da Universidade através do Jardim Botânico.

A Câmara de Coimbra "está a estudar com o Jardim Botânico" da Universidade de Coimbra (UC) a "abertura de uma ligação entre a zona ribeirinha" do Parque Manuel Braga e a zona histórica (Polo I) da Universidade, através do interior daquele jardim, anunciou hoje, durante a reunião quinzenal do executivo municipal, Manuel Machado.

Trata-se de recuperar um projeto do Programa Polis (plano que visou promover "intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, por forma a promover a qualidade de vida nas cidades, melhorando a atratividade e competitividade dos polos urbanos"), mas que "foi abandonado", sublinhou o autarca, adiantando que a Câmara está empenhada em recuperar o plano.

Esta ligação também assume importância no plano turístico, pois permite a aproximação do Museu da Água, instalado no Parque Manuel Braga, ao Jardim Botânico, onde ainda existe a primeira cisterna de armazenamento de água para abastecimento da cidade, salientou.

A instalação de um sistema funicular, de elevadores ou outro meio mecânico de transporte de pessoas "está a ser estudada" pela Câmara, em conjunto com o Jardim Botânico e a associação Ruas (entidade criada no âmbito da candidatura e classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia como Património da Humanidade), disse o presidente da Câmara, instado pelos jornalistas, à margem da reunião do executivo municipal.

A Câmara de Coimbra "já está em conversações" com a EDP no sentido de libertar uma pequena área de terreno para afetar a este projeto, adiantou o autarca.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.