BE inicia hoje jornadas parlamentares centradas nas áreas da Saúde e do emprego

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 jan (Lusa) - As jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda (BE), que decorrem hoje e na terça-feira em Braga, serão centradas na defesa da Saúde e da criação de emprego, área onde o partido apresentará um conjunto de iniciativas legislativas.

"Demonstraremos como a saída económica que este Governo apresenta não responde às necessidades das famílias", disse o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, na antecipação das jornadas.

A "política de desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a "saída económica que o Governo apresenta" na área do emprego não respondem "às necessidades das famílias" e o Bloco apresentará soluções nestas matérias, afiançou Pedro Filipe Soares.

No que refere à escolha do concelho para a realização das jornadas, o parlamentar lembra que Braga é um distrito "dos mais industrializados do país" mas também um onde "o desemprego jovem merece grande preocupação".

Nas jornadas será apresentado um "diagnóstico real" da criação de emprego no país e serão apresentadas propostas para reforçar "a dignidade de quem trabalha" e potenciar novos empregos.

O dia de hoje será dedicado em especial à Saúde, com uma visita do coordenador do partido, João Semedo, ao hospital de Barcelos e um debate sobre os efeitos da austeridade neste setor.

Um jantar-comício perto da Universidade de Braga, com diferentes intervenções políticas da coordenadora Catarina Martins e da deputada Cecília Honório, fecha o dia de trabalho.

Na terça-feira, por sua vez, decorrerá uma reunião no centro da cidade e ao final da manhã serão fechadas as jornadas com uma conferência de imprensa do líder parlamentar, que apresentará propostas legislativas do Bloco na área do trabalho.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.