PR timorense só vai dar posse a parte do VIII Governo constitucional segundo lista oficial

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Díli, 21 jun (Lusa) - O Presidente da República timorense só vai dar posse na sexta-feira a 30 dos mais de 40 elementos propostos pelo primeiro-ministro nomeado para integrar o VIII Governo constitucional, segundo a lista a que a Lusa teve acesso.

De fora da lista ficam alguns dos pesos pesados do executivo, incluindo Francisco Kalbuadi Lai, que seria número três no Governo e que é secretário-geral do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), o partido que lidera a coligação Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que venceu as legislativas de maio.

A lista com a proposta de membros do executivo foi entregue na quarta-feira pelo primeiro-ministro nomeado, Taur Matan Ruak, ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que em conferência de imprensa prometeu estudá-la para garantir que o executivo tem elementos com "capacidade" e "autoridade".

Até ao momento, a Presidência não divulgou oficialmente a lista ou qualquer explicação para o facto de não tomarem posse todos os membros propostos por Matan Ruak.

Por nomear ficam vários ministros propostos pela AMP, incluindo o de Planeamento e Investimento Estratégico e o das Finanças, entre outros.

Entre os 30 na lista confirma-se o nome de Xanana Gusmão como ministro de Estado Conselheiro do primeiro-ministro, o de Agio Pereira como ministro de Estado na Presidência do Conselho de Ministros e o de Fidelis Magalhães, que hoje renunciou ao seu mandato como deputado, como ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares.

ASP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.