Coreia do Norte apela ao fim das tensões militares em carta a Seul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, Coreia do Sul, 24 jan (Lusa) - A Coreia do Norte apelou na sexta-feira ao fim das hostilidades com Seul numa carta aberta à Coreia do Sul, enviada sob a ordem do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

"O que é importante para (...) melhorar as relações entre o norte e o sul é tomar uma decisão corajosa a fim de parar todas as ações militares hostis", refere a carta enviada pela Comissão Nacional de Defesa, a principal instituição militar da Coreia do Norte.

Na semana passada, a Comissão apelou à Coreia do Sul para anular as manobras militares conjuntas com os Estados Unidos, propondo uma moratória sobre a escalada de insultos entre os dois países, mas Seul rejeitou, alegando que aquelas não passavam de propaganda.

"É lamentável que as autoridades sul-coreanas adotem uma atitude incorreta e uma posição negativa", refere a Comissão na sua carta, considerando que o sul "não deveria duvidar da proposta sem refletir" ao sublinhar que ela é "séria e sincera".

A mesma entidade apontou que as manobras militares conjuntas dos EUA e da Coreia do Sul são "o principal obstáculo" à melhoria das relações entre as Coreias.

Washington e Seul têm previsto realizar na península coreana novas manobras militares entre fevereiro e abril para coordenar a defesa perante uma eventual situação de conflito com Pyongyang.

PNE //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.