Ministro italiano desafia França a dar provas de "generosidade" com migrantes

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 13 jun (Lusa) -- O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, desafiou hoje o presidente francês, Emmanuele Macron, a provar a "generosidade" no acolhimento aos migrantes, considerando que França não respeitou os compromissos nesta matéria.

Ao intervir no Senado, Salvini disse que França se comprometeu a acolher "9.816 migrantes" chegados nos últimos anos a Itália, mas não acolheu mais de 640.

Convidou mesmo o chefe de Estado francês a "passar da palavra aos atos" e a dar "um sinal de generosidade", acolhendo estes imigrantes.

"A nossa história de solidariedade, de humanidade e de voluntariado, não merece esta abordagem, nestes termos, pelos representantes do Governo francês, cujas desculpas oficiais espero o mais rápido possível", declarou Salvini.

Não precisou se fazia alusão às declarações do presidente francês ou do porta-voz do partido A República em Marcha, Gabriel Attal, que afirmou na terça-feira que a posição de Itália face ao Aquarius é "de vómito".

Salvini indicou igualmente que França reenviou para Itália 10.249 migrantes, que passaram a fronteira, entre o início do ano e o final de maio.

O ministro italiano do Interior e líder da Liga (extrema direita), próxima do partido nacionalista de Marine Le Pen, em França, falava aos senadores pouco após a convocação perante o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros do embaixador de França em Roma, Christian Masset, na sequência da polémica entre os dois países por causa do navio Aquarius, que transporta centenas de migrantes, entre os quais se encontram mulheres grávidas e crianças.

AH // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.