Mineiros dos maiores produtores mundiais de platina na África do Sul fazem greve

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, África do Sul, 23 jan (Lusa) -- Os mineiros que trabalham para os três principais produtores mundiais de platina na África do Sul estão em greve para reclamar aumentos salariais, informou a agência AFP.

Para minimizar o risco de violência, a Impala Platinum (Implats), número dois mundial do setor, decidiu suspender "durante o tempo que for necessário" a atividade em Rustenburg, no norte da África do Sul, de onde sai a maior parte da platina utilizada no mundo, disse um porta-voz da empresa.

A greve deve também afetar a Anglo American Platinum (Amplats) e a Lonmim, número um e três mundiais do setor, respetivamente.

A justiça sul-africana ordenou o adiamento da greve nas minas de ouro enquanto analisa uma queixa dos trabalhadores, decisão que foi aceite pelo sindicato.

O governo procura organizar o mais depressa possível uma reunião para a retoma das negociações entre patronato e o sindicato, mas um primeiro encontro, previsto para sexta-feira, foi cancelado.

O sindicato reclama um salário base equivalente a 840 euros ou um aumento de mais de 100%, rejeitando os 8 a 8,5% propostos pelo patronato.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.