Circulação ferroviária com perturbações às 07h30 devido à greve

Circulação ferroviária com perturbações às 07h30 devido à greve
| País
Porto Canal com Lusa

A circulação ferroviária, que esteve afetada na segunda-feira devido à greve dos trabalhadores do setor, estava às 07h30 desta terça-feira a fazer-se ainda com perturbações, segundo uma fonte da CP.

A "circulação ferroviária está quase normalizada em Lisboa e no Porto, havendo ainda a registar alguns atrasos", disse a fonte.

Na segunda-feira, o presidente da CP -- Comboios de Portugal já tinha dito que as supressões, que se iniciaram no domingo -- um dia antes do início da greve --, deveriam manter-se até hoje, tendo em conta "a natureza e o modelo de exploração da CP".

Sobre os efeitos da adesão à greve, este responsável disse na segunda-feira que o número de supressões, entre as 00:00 e as 16:00 de segunda-feira, foi "superior a 84%".

Por sua vez, o Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) apontou para uma supressão de 85% dos comboios em todo o país, adiantando que houve "100% de adesão na área comercial".

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estiveram em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Os sindicatos consideram que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias" --, e defendem, por isso, que "é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)".

Os ferroviários rejeitam alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais e consideram que a redação do Regulamento Geral de Segurança, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

O presidente da CP -- Comboios de Portugal disse que a paralisação dos trabalhadores ferroviários teve um impacto na ordem dos 1,3 milhões de euros e garantiu que os comboios vão continuar a operar com dois agentes.

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.