Alguns passageiros em Sete Rios à espera de apanhar um comboio em dia de greve

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jun (Lusa) - Vários passageiros estavam hoje, cerca das 08:30, junto à estação de Sete Rios, em Lisboa, na esperança de conseguir apanhar um comboio, apesar da greve de hoje no sector ferroviários.

Hoje de manhã, o ambiente na estação era calmo com os serviços a trabalhar a meio gás e com a circulação apenas normalizada nos comboios da fertagus.

Os placares informativos davam conta de vários comboios suprimidos, para praticamente todos os destinos.

Maria Santos, que estava desde as 07:00 na estação de Sete Rios, com o intuito de ia para Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, tinha conhecimento da greve mas arriscou porque pensava que havia "pelo menos um comboio".

"Tinha conhecimento da greve, mas nós achamos sempre que vai passar um outro, temos é de ter paciência e esperar um bocadinho", disse.

Esta passageira diz que vai esperar mais "um bocadinho" e se não aparecer um comboio vai apanhar um autocarro.

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estão hoje em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Os sindicatos consideram que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias", e defendem, por isso, que "é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)".

Os ferroviários rejeitam alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais e consideram que a redação do Regulamento Geral de Segurança, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Centenas já se reúnem no recinto do santuário de Fátima para cerimónias

Centenas de peregrinos estão a afluir, desde o início da manhã, ao recinto do santuário de Fátima, a algumas horas do início das cerimónias de 12 e 13 de maio, presididas pelo arcebispo de Barcelona, Juan José Omella.

PSP faz cerca de 500 detenções em apenas uma semana. Crimes rodoviários continuam a dominar

Durante a semana de 5 a 11 de maio, a Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou um total de 485 detenções em todo o país. Segundo informações da autoridade, 165 destas detenções foram relacionadas com crimes rodoviários, destacando-se 92 por condução sob efeito de álcool e 73 por falta de habilitação legal para conduzir.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".