Comissão de Defesa Nacional suspende audições face a previsível inquérito

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 jan (Lusa) - A Comissão Parlamentar de Defesa Nacional decidiu hoje suspender as audições agendadas e por agendar sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) devido à previsível formação de uma comissão de inquérito específica.

"O melhor será dispensarmos todas as audições marcadas e por marcar, uma vez que não faz sentido repetir audições", sugeriu o deputado socialista Marcos Perestrelo, logo no início dos trabalhos.

O parlamentar do CDS-PP João Rebelo defendeu que se optasse por "suspender os agendamentos", uma vez que "não se sabe o que vai acontecer até sexta-feira", referindo-se ao texto do requerimento do PCP para o inquérito potestativo e a sua formalização, com o acordo de deputados do PS.

O presidente da Comissão de Defesa Nacional, o social-democrata Matos Correia, PSD, ouviu os representantes dos vários grupos parlamentares e anunciou "aguardar a formalização para transformar esta suspensão em cancelamento das audições".

O parlamentar do PSD Joaquim Ponte concordou com a opção, tal como o comunista Jorge Machado e a bloquista Mariana Aiveca, uma vez tratar-se de "o mais ajuizado e ponderado a fazer".

Para quarta-feira estava agendada a audição à comissão de trabalhadores dos ENVC, pelas 10:00, que ficou assim sem efeito, apesar de ter sido admitida, para apreciação e aprovação uma petição "contra o encerramento dos ENVC".

O vice-presidente da bancada do PCP António Filipe garantira que a futura comissão de inquérito sobre os ENVC será "abrangente", incluindo eventuais responsabilidades do PS e do PSD na matéria, e refutou as acusações do PSD de suspeita de "negociata" com os socialistas para deixar de fora os Governos de José Sócrates e angariar as assinaturas suficientes para o pedido potestativo, após "chumbo" pela maioria PSD e CDS-PP.

Segundo António Filipe, o texto do requerimento, que deverá ser entregue na quarta-feira, terá "um objeto abrangente" porque "há responsabilidades quer de governos do PS quer de governos do PSD".

O novo requerimento comunista, agora potestativo, a que a Lusa teve acesso, destina-se a "apurar das circunstâncias e as responsabilidades que levaram à decisão de extinção" dos estaleiros e subconcessão "das suas instalações a uma empresa privada".

Segundo o texto, a referida comissão parlamentar, que terá a duração de 120 dias, deverá "indagar", nomeadamente, "as circunstâncias e os termos" da decisão do Governo que envolve também o despedimento dos 609 trabalhadores.

As "circunstâncias que levaram ao protelamento, cancelamento ou perda de encomendas e as respetivas consequências no agravamento da situação da empresa", bem como o "modo como o Governo" tem acompanhado a investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas atribuídas aos ENVC também são abrangidas.

A concretização desta comissão é possível após um acordo do PCP com o PS, que se juntam a 14 deputados comunistas, oito bloquistas e dois ecologistas.

O contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC até 2031 foi assinado a 10 de janeiro e a nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer, pagará ao Estado uma renda anual de 415 mil euros.

HPG (PYJ/ACL/PMF) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.