Ex-espião russo Sergei Skripal saiu do hospital

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 mai (Lusa) -- O antigo espião russo Sergei Skripal, envenenado com gás tóxico, já saiu do Hospital de Salisbury (sudoeste de Inglaterra), onde se encontrava desde 04 de março passado, anunciou hoje o serviço de saúde pública britânico.

"É uma notícia fantástica que Sergei Skripal se sinta suficientemente bem para deixar o hospital de Salisbury", disse a diretora da unidade hospitalar Cara Charles-Barks, citada num comunicado.

O envenenamento de Skripal e da sua filha, Yulia, desencadeou uma crise diplomática entre Londres e respetivos aliados ocidentais, de um lado, e a Rússia, do outro.

Pai e filha foram encontrados inconscientes a 04 de março em Salisbury, tendo passado semanas no hospital em situação crítica.

Yulia teve uma recuperação mais rápida e já abandonara o hospital em abril.

Para garantir a segurança, ambos foram levados para um local que não foi revelado pelas autoridades britânicas.

O Reino Unido referiu que pai e filha foram envenenados com um gás nervoso utilizado para fins militares e acusou a Rússia do ataque.

Moscovo tem negado qualquer envolvimento, o que provocou uma deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente.

JSD // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.