Armador Maersk Tankers anuncia fim de atividade no Irão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Estocolmo, 17 mai (Lusa) -- O armador dinamarquês de petroleiros Maersk Tankers anunciou hoje que vai cessar as suas atividades no Irão, depois de a administração norte-americana restaurar as sanções contra Teerão.

"Vamos honrar os acordos assumidos com clientes antes de 8 de maio e garantir que serão concluídos antes de 4 de novembro, como exigido pelas sanções dos Estados Unidos", segundo a empresa à agência France Presse.

O grupo garantiu a avaliação dos possíveis efeitos sobre as suas atividades e que mantém contacto com os seus clientes para os informar de quaisquer alterações.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou no início do mês que seria abandonado o acordo nuclear com o Irão concluído em 2015, uma decisão que fez disparar o preço do petróleo Brent para entrega em julho para níveis máximos desde 2014.

Trump decidiu ainda restabelecer as sanções dos EUA levantadas no âmbito do acordo para todas as empresas que operam nos Estados Unidos ou operam em dólares.

Os parceiros da União Europeia (UE) criticaram a saída de Washington do pacto nuclear com Teerão, alertando para as suas possíveis consequências e expressaram o compromisso de nele se manterem.

O acordo, assinado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, travava o programa nuclear iraniano e submetia-o a inspeções periódicas de especialistas internacionais em troca do levantamento das sanções económicas impostas a Teerão.

O Departamento do Tesouro norte-americano deu um prazo de entre 90 e 180 dias para que as empresas estrangeiras com operações no Irão aí cessem as suas atividades em setores fundamentais, como o energético, se não quiserem ser alvo de sanções económicas.

PL (MC/ANC) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.