Países árabes vão propor resolução na ONU para proteger palestinianos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 15 mai (Lusa) -- Os países árabes vão apresentar ao Conselho de Segurança da ONU uma proposta de resolução destinada a garantir proteção internacional aos civis palestinianos, indicou hoje o embaixador do Kuwait nas Nações Unidas.

Segundo Mansur al-Otaibi, o projeto será entregue aos restantes membros do Conselho de Segurança entre hoje e quarta-feira, tendo ainda de ser definido que tipo de força ou mecanismo a utilizar.

A proposta surge depois de o exército israelita ter matado a tiro pelo menos 61 palestinianos entre segunda-feira e hoje, na sequência dos protestos relacionados com a transferência da embaixada dos Estados Unidos em Israel de Telavive para Jerusalém.

"A intenção é proteger os palestinianos, dar proteção internacional aos civis", explicou o diplomata kuwaitiano, momentos após chegar à ONU para uma reunião de emergência do Conselho de Segurança sobre os acontecimentos de segunda-feira.

O diplomata do Kuwait, país que é atualmente o representante árabe no Conselho de Segurança, sustentou que Israel tem a responsabilidade de garantir a segurança dos palestinianos, "o que não está a cumprir".

"Queremos que o Conselho de Segurança faça alguma coisa", insistiu al-Otaibi, que se escusou a adiantar pormenores sobre que tipo de mecanismo vai ser proposto, garantindo, porém, que não passará por uma missão de manutenção de paz da ONU.

O Kuwait, após consultas com os restantes países árabes, solicitou na segunda-feira a reunião de emergência hoje no Conselho de Segurança da ONU para analisar a violência na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza.

JSD // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.