Concelhos de Alcoutim e Castro Marim (Faro) em risco muito elevado de incêndio

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mai (Lusa) -- Os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, no distrito de Faro, apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco elevado os concelhos de São Braz de Alportel, Tavira e Monchique (Faro), Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Penamacor (Castelo Branco), Sabugal e Trancoso (Guarda), Penedono, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva (Viseu), Freixo de Espada à Cinta, Bragança, Alfândega da Fé e Vimioso (Bragança).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e sendo moderado a forte de nordeste, até final da manhã e a partir do final da tarde, nas terras altas.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro, pequena subida da temperatura mínima na região Sul e subida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre 03 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre 19 (na Guarda) e os 28 (em Faro e Santarém).

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.