Estado apoia Madeira a conseguir fundos europeus para finalizar obras - Jardim

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 22 jan (Lusa) -- O presidente do Governo da Madeira criticou esta noite o "preconceito" que existe na União Europeia em relação às obras públicas, destacando o apoio do executivo central para conseguir fundos que permitam acabar obras por concluir na região.

"Hoje continuo a encontrar, quer da parte do Governo da República, quer da União Europeia (EU, o preconceito contra setor da construção civil", disse Alberto João Jardim num jantar organizado pela associação de empresários deste setor na Madeira (ASSICOM), assegurando ser este o último em que participa na qualidade de chefe do executivo madeirense.

"Neste momento que estou a discutir com o Estado português e a UE, via Governo da República, fundos necessários para se acabar obras que estão interrompidas, estou a chocar com este preconceito da UE em relação às obras públicas, e sobretudo em relação a vias de circulação", destacou o líder madeirense.

Jardim realçou que o aumento do teto de investimento conseguido permitirá "continuar algumas obras que estavam interrompidas" na região ainda este ano, apontando que existe "uma excelente comunicação com o ministro Maduro" quanto à importância deste objetivo.

"Neste momento, jogando com o facto das regiões ultraperiféricas poderem ir até 95% de contribuição de fundos europeus e haver um tratamento excecional para estas regiões (...) nós estamos convencidos, posso garantir que há identidade de pontos de vista entre Lisboa e Funchal, penso que podemos contar com o efeito positivo nas diligências para acabar aquilo que é preciso acabar", sublinhou.

O líder insular sustentou também que não pode ser "solidário" com a política económica seguida pelo Estado português, defendendo que a recuperação do país teria de passar pelo "escalonamento da dívida, o aumento da procura e a reforma constitucional, o que não acontece".

"Ouve-se falar de reforma do Estado, mas o Estado, na sua estrutura, continua sempre na mesma. Reforma de Estado não é reduzir salários, pensões e faltar ao respeito de pessoas que trabalharam a vida inteira. A reforma do Estado é reduzir ou eliminar setores na vida do Estado que se revelam absolutamente nocivos, desnecessários para que se suporte determinadas despesas", argumentou o responsável regional.

Jardim insistiu ainda "não estar arrependido" de ter contraído dívida pública para conseguir o desenvolvimento da Madeira e elogiou a colaboração dos empresários da construção civil neste processo.

Falando sobre a revisão do programa de ajustamento da Madeira, Alberto João Jardim assegurou que "o que está em vigor hoje é o mesmo que foi assinado no tempo do ministro Gaspar" e apontou que têm sido introduzidas "alterações e encontraram-se outras soluções", sendo um processo "negociado pouco a pouco".

Sobre a preocupação com tempo 'pós-troika' disse: "Ninguém tenha ilusões, não vai acabar o período de rigor das contas públicas. Vamos continuar, embora com outra agilização, mas não vai haver flexibilização porque isso assustava os mercados internacionais", opinou Jardim.

AMB // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.