Polícia chinesa faz maior apreensão de sempre de 1,3 toneladas de cocaína

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 25 abr (Lusa) - A polícia chinesa apreendeu 1,3 toneladas de cocaína proveniente da América do Sul, na maior apreensão desta droga alguma vez efetuada no país, anunciaram as autoridades.

A polícia da cidade de Shenzhen (sul) detiveram dez suspeitos, na sua maioria oriundos da região administrativa especial chinesa de Hong Kong, adjacente a Shenzhen, indicou na terça-feira o serviço de segurança pública da província de Guangdong. O inquérito começou no início de julho de 2017.

As autoridades chinesas disseram que esta foi "a maior quantidade de cocaína a ser apreendida no país". A droga é proveniente de um país da América do Sul não identificado e foi descarregada num porto da província.

De acordo com a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, a mercadoria apreendida tinha um valor de mercado de cerca de mil milhões de yuans (130 milhões de euros).

A polícia não esclareceu se a droga se destinava ao mercado chinês ou a um país terceiro. O uso de cocaína é reduzido na China, comparativamente a outros estupefacientes.

De acordo com um relatório do governo chinês do ano passado, a China tem 2,5 milhões de toxicodependentes. Uma grande maioria consome drogas sintéticas (60%) e opiáceos (38%). A cocaína e a canábis representam apenas 1,4%.

EJ // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.