Juiz peruano ordena prisão de presumíveis homicidas de canadiano linchado na Amazónia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lima, 25 abr (Lusa) - Um juiz peruano ordenou na terça-feira a detenção de dois suspeitos do alegado linchamento de um canadiano, acusado do homicídio de uma octogenária pertencente a uma comunidade indígena da Amazónia.

O corpo de Sebastian Paul Woodroffe foi encontrado no sábado, na região de Ucayali (Amazónia, nordeste), não longe do local onde a mulher tinha sido morta alguns dias antes.

Um vídeo amplamente difundido nas redes sociais nos últimos dias mostra Woodroffe, com o rosto ensanguentado, sentado numa poça de lama, no meio de uma multidão furiosa. Às súplicas do canadiano, uma voz respondeu-lhe que "ia ter o que merecia". Depois um homem coloca um cinto à volta do pescoço do canadiano.

O juiz David Panduro ordenou a detenção de José Ramirez e Nicolas Mori, membros da mesma comunidade da mulher assassinada, "por homicídio qualificado", disseram as autoridades judiciárias, indicando que o canadiano morreu estrangulado depois de ter sofrido múltiplas lesões.

O corpo foi levado na terça-feira para o consulado do Canadá em Lima. Depois da cremação, as cinzas serão repatriadas, acrescentou o procurador Ricardo Jimenez.

Sebastian Paul Woodroffe, vivia há dois anos na região, onde tinha comprado 20 hectares de terreno, de acordo com a imprensa peruana, era suspeito do homicídio, alguns dias antes, de Olivia Arévalo, de 81 anos, líder da comunidade amazónica Shipibo-Conibo.

"Estamos a trabalhar de forma meticulosa sobre este caso. Não vamos permitir que este tipo de homicídios fiquem impunes na região de Uyacali", declarou o procurador.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.