Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00

Buscas por pescador desaparecido no rio Minho reforçadas a partir das 14h00
| Norte
Porto Canal com Lusa

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, vai ser reforçada este domingo à tarde com um grupo de mergulho forense, disse fonte da Polícia Marítima (PM).

Em declarações à Lusa, o comandante da Capitania do porto de Caminha, Pedro Costa, afirmou que a partir das 14:00 e até às 17:00 estará no rio uma equipa de mergulho forense, proveniente de Lisboa.

Desde cerca das 08:00 que a PM tem "equipas por terra e na água" a procurar o pescador, cujo alerta do desaparecimento foi dado no sábado à noite.

"Temos na água uma embarcação da PM de Caminha e uma outra da Armada espanhola" e em terra "elementos nas duas margens do rio, do lado português e do lado espanhol", disse o comandante.

Nas margens do rio, "uma área acidentada, difícil", as buscas estão a ser feitas numa extensão de cerca de 500 metros do local onde se encontrou o ponto de pesca (pesqueira) do desaparecido, mas não sendo encontrado "qualquer vestígio, a área será aumentada", referiu o comandante.

Questionado sobre o intervalo de tempo definido para a intervenção dos mergulhadores prevista para esta tarde, Pedro Costa explicou que o mesmo está relacionado com o caudal do rio, estando previsto que a barragem de Frieira, em Espanha, reduza as suas descargas de água entre as 14:00 e as 17:00 para assim "potenciar o mergulho em segurança".

Segundo a agência Efe, a Agência de Emergência da Galiza, em Espanha, ativou o protocolo de colaboração transfronteiriça ARIEM 112 para tentar localizar o pescador desaparecido no rio Minho.

A Efe refere que está também prevista para esta tarde a incorporação de uma unidade de mergulhadores do Comando Naval na operação.

O comandante Pedro Costa referiu ainda que o trator do pescador foi encontrado ainda no sábado no caminho de acesso ao local onde colocou a sua pesqueira.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil informa no seu site na internet que estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.