Chuva voltou ao sul do país, no domingo reduz frequência

Chuva voltou ao sul do país, no domingo reduz frequência
| País
Porto Canal com Lusa

A chuva voltou este sábado, principalmente ao sul do país, com aguaceiros que podem ser fortes, e no início da manhã Faro teve uma situação de precipitação mais intensa, mas no domingo a frequência vai diminuir, segundo o IPMA.

"Hoje é um dia de períodos de chuva ou aguaceiros, que vão ser por vezes fortes na região sul, sendo de um modo geral fracos na região norte", disse à agência Lusa o meteorologista Bruno Café, que referiu ainda uma descida da temperatura máxima de quatro a seis graus.

Está em vigor o aviso amarelo de precipitação para os distritos de Faro, Beja e Setúbal até às 12:00, havendo também um aviso de vento até à mesma hora, com rajadas que podem chegar até 80 quilómetros por hora, e um aviso agitação marítima amarelo, com ondas de sueste que podem chegar a dois metros, explicou o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entre as 06:30 e as 07:00, houve "uma situação com precipitação mais intensa" na costa sul do Algarve, com granizo.

"É uma linha de instabilidade que vem a deslocar-se para norte e já está nos distritos de Beja e Setúbal, mas com menos intensidade", explicou o especialista, acrescentando que a situação de chuva terá sido mais intensa em Faro.

Quanto às temperaturas, as máximas vão variar entre 18 e 23 graus, sendo um pouco mais elevadas no norte e centro, entre 23 e 25 graus.

"Há condições favoráveis para a ocorrência de trovoada, também em especial na região sul, e os aguaceiros podem ser acompanhados de granizo, principalmente durante a manhã", disse Bruno Café.

O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste e temporariamente do quadrante norte, a norte do Cabo Carvoeiro, a partir da tarde, e moderado a forte no Algarve, até início da tarde, em alguns locais.

Para domingo, segundo as previsões do IPMA, mantêm-se os períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos na região sul, e depois diminuem de frequência.

Ainda irão manter-se as condições para a ocorrência de trovoada, em especial no sul, até final da manhã de domingo, e o vento deverá enfraquecer no Algarve.

É esperada uma subida da temperatura máxima nas regiões centro e sul, de quatro a seis graus.

+ notícias: País

Ministério Público pede pelo menos nove anos de pena de prisão para Manuel Pinho

O Ministério Público (MP) pediu, esta segunda-feira, uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho no julgamento do caso EDP, no qual responde em tribunal por corrupção passiva, fraude e branqueamento.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.