Artista Daniel Blaufuks inaugura hoje exposição com novas obras em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 abr (Lusa) - O artista visual Daniel Blaufuks vai apresentar obras em fotografia e vídeo-instalação, numa nova exposição que é inaugurada hoje, às 18:00, na Galeria Carlos Carvalho, em Lisboa.

De acordo com a galeria, esta nova exposição do artista - vencedor do Prémio BES Photo 2006, atual Prémio Novo Banco, o mais importante galardão na área da fotografia atribuído em Portugal - intitula-se "Houve um tempo em que estávamos todos vivos".

Desde que realizou um projeto com o escritor Paul Bowles, em 1991 - "My Tangier" -, Daniel Blaufuks, 55 anos, tem direcionado o seu trabalho para a relação entre a fotografia e a literatura, sobretudo sob a forma de vídeo, fotografia, instalações, livros e diários fac-similados.

O artista apresentou a exposição "Toda a Memória do Mundo", em 2014, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, com 46 obras inéditas e uma instalação, inspiradas no Holocausto.

Muito do seu trabalho aborda o Holocausto em várias dimensões, psicológica, social, histórica e filosófica.

Nascido em Lisboa, descendente de uma família de refugiados judeus alemães, Daniel Blaufuks estudou na Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, no Colégio Real de Arte, em Londres, e na Fundação Watermill, em Nova Iorque.

O seu primeiro documentário, "Sob Céus Estranhos" (2002), é uma crónica da passagem dos refugiados judeus por Lisboa, durante a II Guerra Mundial, entre os quais se incluía a sua família.

A obra de Daniel Blaufuks com a qual venceu o Premio BES Photo envolve um vídeo de 90 minutos, intitulado "Theresianstadt", uma série de imagens impressas "Sem Título, da série Terezín", e a instalação "Maquete para o livro Terezín", todas relacionadas com a cidade onde existiu um campo de concentração nazi, na atual República Checa, na altura ocupada pela Alemanha de Hitler.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.