Vasco Cordeiro inicia visita ao Brasil com convite a governador de Santa Catarina

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Florianópolis, Brasil, 18 abr (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias ao Brasil com um convite ao governador do Estado de Santa Catarina para visitar o arquipélago e dar "nova vida" à ligação entre as regiões.

"Esta ideia de podermos trazer nova vida a essa ligação, inovar nessa ligação, virá-la para o futuro e não apenas para lembrar este passado comum, pode ser uma boa via a explorar no futuro", vincou Vasco Cordeiro, falando aos jornalistas após um encontro de cerca de 30 minutos com o governador Eduardo Pinho Moreira.

O governador, que convidou Vasco Cordeiro a deslocar-se ao Brasil e a Santa Catarina, recebeu o chefe do executivo açoriano no Centro Administrativo do Governo, na cidade de Florianópolis.

Na ocasião, quer Eduardo Pinho Moreira quer Vasco Cordeiro foram questionados sobre a eventual entrada em cena de ligações aéreas entre as duas regiões, nomeadamente em regime de 'charter': "Tudo o que possa contribuir para o crescimento do turismo dos Açores é bem-vindo", assinalou o presidente do Governo dos Açores.

O governador de Santa Catarina, por seu turno, assinalou que a região "está na luta" por ligações aéreas com a Europa.

"Os Açores seriam um grande desafio e uma grande alegria", vincou Eduardo Pinho Moreira, falando cerca das 12:00 de Florianópolis, menos quatro horas do que em Lisboa.

Aquela que é a primeira deslocação de Vasco Cordeiro ao Brasil enquanto presidente do executivo açoriano decorre na sequência da declaração de 2018 como "Ano dos Açores em Santa Catarina", onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes da região autónoma.

No primeiro dia da visita oficial, o chefe do executivo encontra-se ainda com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Aldo Schneider.

Ainda em Santa Catarina, Vasco Cordeiro visita a Feira Catarinense do Livro, que inclui um 'stand' dos Açores, assim como a exposição "Antero de Quental e Vitorino Nemésio: Verbos Vivos da Cultura Açoriana", uma iniciativa do Governo dos Açores que estará patente na Galeria de Arte do Mercado Público daquela cidade brasileira.

Na quinta-feira, além de um encontro com o prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, o presidente do Governo Regional dos Açores preside à cerimónia de abertura do congresso "270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, História, Património, Literatura e Identidade".

Organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Academia Catarinense de Letras, este congresso conta com o apoio do Governo dos Açores, da Fundação Catarinense de Cultura, da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista, da Prefeitura de Florianópolis e das Universidades dos Açores e de Salamanca.

A deslocação oficial incluirá ainda, nos dias seguintes, passagem pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o socialista terá encontros com as comunidades naquelas cidades e presidirá ao lançamento do livro "Uma Página sobre Vitorino Nemésio", que vai decorrer na Casa dos Açores do Rio Janeiro.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva que viaja ao Brasil integra ainda os presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória - cidades geminadas com Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina -, bem como alguns deputados da comissão de Política Geral do parlamento açoriano.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e primeira metade do século XX, em concreto para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

PPF // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.