Barack Obama enviou ao Congresso relatório sobre negociações nucleares com Irão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 17 jan (Lusa) -- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou hoje ao Congresso um relatório sobre as negociações nucleares com o Irão, num novo esforço para tentar convencer os legisladores, incluindo o seu próprio partido, a não aplicarem mais sanções a Teerão.

O documento contém detalhes técnicos sobre o acordo alcançado entre as potências do G5+1 e o Irão, que serão aplicadas a partir de 20 de janeiro e que foi apenas parcialmente tornado público um breve resumo por desenho expresso do Organismo Internacional de Energia Atómica, explicou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

O relatório marca a batalha em que está envolvido Obama para defender a sua postura sobre o Irão enquanto o Senado prepara uma lei para impor novas sanções à república islâmica.

Além da oposição republicana, Barack Obama tem ainda de enfrentar a oposição dentro do seu próprio partido, a quem pediu quarta-feira, para cerrar fileiras e evitar novas sanções a Teerão.

O projeto de lei sobre o Irão que está a ser negociado no Senado e que tem como promotores o democrata Robert Menéndez e o republicano Mark Kirk já recebeu o apoio de 59 legisladores, estando apenas a um voto de ser aprovado na câmara alta do parlamento.

Embora a Casa Branca já tenha ameaçado vetar a lei, os senadores poderiam contornar o veto presidencial se conseguissem aprovar o projeto com 67 votos a favor, um objetivo não muito distante do atual apoio.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.