Congresso dificulta transferência de 'drones' para Departamento de Defesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 17 jan (Lusa) - O Congresso dos Estados Unidos, com um anexo ao orçamento hoje aprovado, dificultou o plano do Governo de Barack Obama para transferir os aviões militares não tripulados da CIA para o Departamento de defesa.

O documento anexo está classificado e, por isso, não é ainda claro, revelaram os diários The New York Times e The Washington Post.

No entanto, o que se sabe é que a medida introduzida pelos legisladores não impede completamente o plano do Governo apresentado em março do ano passado.

Na ocasião, fontes oficiais explicaram que o objetivo de Barack Obama era colocar o programa de 'drones', atualmente secreto, num quadro de maior transparência "sujeito às leis internacionais de guerra".

A utilização deste género de aviões em ações de observação, perseguição e ataque suscitou controvérsia tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo.

O anexo classificado, de que não existe informação detalhada, poderia deixar a porta aberta à transferência do controlo dos 'drones' sob "determinadas circunstâncias" ou no caso das Forças Armadas "atingirem determinados padrões em operações do género", garantiram as fontes do The New York Times.

Nem a Casa Branca, nem a CIA nem a comissão do Senado responsável pela matéria fizeram qualquer comentário ao tema.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.