Artistas das duas Coreias vão dar concerto conjunto em abril em Pyongyang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 24 mar (Lusa) -- A delegação de artistas sul-coreanos que vai à Coreia do Norte no final deste mês, que inclui figuras conhecidas da 'pop' do país, dará um concerto conjunto com músicos norte-coreanos em abril em Pyongyang, anunciou hoje Seul.

Esta iniciativa insere-se no âmbito dos intercâmbios culturais acordados pelos países vizinhos na semana passada para reforçar a sua aproximação antes da histórica cimeira que preveem se realize em abril entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

As duas Coreias acordaram que a comitiva, composta por 160 artistas sul-coreanos, se desloque ao Norte entre os próximos dias 31 de março e 03 de abril e ofereça duas atuações musicais, algo que já aconteceu duas vezes na capital norte-coreana, em 1985 e 2000, em anteriores períodos de aproximação.

O primeiro dos concertos realizar-se-á a 01 de abril e o segundo será no dia 03 e consistirá numa atuação conjunta com músicos norte-coreanos, como anunciou Tak Hyun-min, enviado a Pyongyang pela Presidência sul-coreana para coordenar os eventos.

O título de ambos os concertos será "A chegada da primavera" e o número de artistas sul-coreanos poderá ainda aumentar, disse Tak, em declarações à agência local Yonhap, ao regressar de uma visita a Pyongyang.

Está previsto que os concertos decorram no Grande Teatro do Leste e no pavilhão Ryugyong Chung Ju-yung, de Pyongyang.

Além de músicos, Seul enviará também uma equipa de exibição de taekwondo sul-coreano para atuar em público na capital norte-coreana.

Esta visita corresponde a uma semelhante realizada em fevereiro ao país vizinho por músicos e lutadores norte-coreanos, por ocasião dos Jogos Olímpicos de inverno, realizados na Coreia do Sul e que propiciaram uma aproximação entre os dois países, tecnicamente ainda em guerra, e o intercâmbio entre delegações.

Neste processo de "degelo", o líder norte-coreano propôs-se reunir-se em abril com o Presidente sul-coreano e, em paralelo, propôs ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a realização de uma cimeira em maio para abordar a desnuclearização do regime.

ANC // ANC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.