Açores está fora da rota das armas químicas - armas passam por Itália

Açores está fora da rota das armas químicas - armas passam por Itália
| País
Porto Canal

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), envolvida no programa de desarmamento químico na Síria, disse hoje desconhecer qualquer transbordo de químicos em Portugal, afirmando que a operação decorrerá num porto italiano ainda não identificado.

"Não posso confirmar nem negar o que o Governo português anunciou. É a primeira vez que ouço isso. Tudo o que eu sei é que o navio americano se encontraria com o navio dinamarquês - e possivelmente um norueguês - num porto em Itália, que aparentemente será identificado amanhã", disse à Lusa por telefone o diretor de relações públicas da OPAQ.

Michael Luhan acrescentou que a organização e os países envolvidos na operação de retirada e destruição das armas químicas sírias estão a divulgar o mínimo de informação possível sobre os movimentos da operação, por motivos de segurança.

"O movimento destes químicos representa um certo risco, que a OPAQ não vê como particularmente alto, a ideia é reduzir o risco ao mínimo absoluto e uma forma de fazê-lo é não publicitando onde certas coisas vão acontecer e quando", sublinhou o responsável.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou na terça-feira que as autoridades norte-americanas contactaram Portugal para avaliar a possibilidade de realizar o transbordo de material químico proveniente da Síria num porto da Praia da Vitória - onde os EUA têm a base das Lajes -, nos Açores, não havendo ainda decisão.

O material químico começou a sair da Síria no passado dia 7, no âmbito de um acordo sobre o desmantelamento do arsenal de armas químicas do regime de Damasco.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/acores-fora-da-rota-armas-quimicas-passam-por-italia=f850775#ixzz2qTEUQllF

+ notícias: País

Governo prolonga até 31 de maio limpeza de terrenos e sinaliza 988 freguesias

O Governo prolongou por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos e identificou 988 freguesias prioritárias para fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, em dois despachos publicados.

MAI investe 6,7 milhões de euros na reabilitação urgente de instalações da GNR e PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai investir 6,7 milhões de euros na reabilitação de 24 instalações policiais da GNR e PSP, investimentos considerados “prioritários e urgentes” por necessitarem de “reparações indispensáveis” devido às recentes intempéries.

Cinco mortos nas estradas portuguesas na operação Páscoa da GNR

A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas mortais nos 2.322 acidentes desde o início da Operação “Páscoa 2025”, informou esta terça-feira a guarda.