Durão Barroso quer bom senso no debate sobre livre circulação

| Política
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 15 jan (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou hoje, em Estrasburgo, para o bom senso no debate sobre a livre circulação de pessoas na União Europeia, lembrando que esta lei resulta de acordos entre Estados-membros.

"Não vamos criar mitos e estereótipos, precisamos de um debate sensato e razoável", disse, numa intervenção perante o Parlamento Europeu (PE).

"A livre circulação resulta de acordos entre Estados-membros e é lei, não é uma liberdade sem regras, está sujeita a uma legislação comunitária", disse José Manuel Durão Barroso

A legislação comunitária, sublinhou, "permite aos Estados-membros lutar contra abusos".

Durão Barroso lembrou ainda que os 28 "não só têm o direito, como o dever de agir no caso de abuso".

O PE debate hoje à tarde com a Comissão Europeia e a presidência grega da União Europeia (UE) o direito fundamental de livre circulação, sob a contestação do Reino Unido ao fim das restrições a trabalhadores romenos e búlgaros.

Na quinta-feira, será aprovada uma moção sobre o tema, sendo certo que as principais famílias políticas, nomeadamente as duas maiores - Partido Popular Europeu e Socialistas e Democratas - defendem a não-discriminação de trabalhadores e apelam a que não se confunda a procura de trabalho com abusos de serviços sociais estatais.

No início do ano, foram levantadas as últimas restrições aos cidadãos romenos e búlgaros de acesso ao mercado de trabalho de alguns Estados-membros.

O Reino Unido tem contestado a abertura do mercado de trabalho sem regras que evitem "abusos no acesso a serviços públicos financiados pelos impostos e à proteção social", disse recentemente, em Lisboa, o secretário de Estado para os Assuntos Europeus, David Lidington.

IG // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.