E-Toupeira: "Estão em causa vários crimes, entre eles de corrupção passiva, por parte dos funcionários judiciais"

| Desporto
Porto Canal

Ana Raquel Conceição, advogada, afirma que perante o que tem sido noticiado sobre a detenção de Paulo Gonçalves, "estão em causa vários crimes, entre eles de corrupção passiva, por parte dos funcionários judiciais que supostamente terão dado informações sobre processos sujeitos a segredo de justiça", de "corrupção ativa" por parte de quem corrompe, de "acesso ilegítimo (...), de falsidade informática e de favorecimento pessoal".

Depois de explicar qual o significado de cada um dos crimes, indica que o 'Citius' "é uma plataforma informática" em que apenas "os advogados do processo, os magistrados do processo e os funcionários judiciais" têm acesso e podem movimentá-lo com a sua senha pessoal. Ou seja, "se alguém aceder e não for titular dessas senhas, desses certificados digitais, dessas assinaturas digitais, estará a aceder de uma forma ilegítima a um programa protegido".

Quanto a um processo com segredo de justiça, o acesso é restrito "ficando até muitas vezes o próprio advogado ou o próprio arguido impedido de aceder ao conteúdo do processo, para garantir a eficácia da investigação". Como tal, a advogada diz que "se esse acesso é feito sem essa legitimidade pode perigar a investigação, na medida em que dá a possibilidade, a quem não deveria, de ter acesso a movimentações nomeadamente saber que se vão fazer escutas, saber que se vão fazer interceções de outra natureza ou até mesmo saber das próprias buscas".

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".