Água danifica e encerra ponte pedonal em Torres do Mondego, Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Torres do Mondego, Coimbra, 02 mar (Lusa) -- A ponte pedonal sobre o rio Mondego localizada na praia fluvial de Palheiros e Zorro, em Torres do Mondego, no concelho de Coimbra, foi hoje danificada pela subida da água do rio, que a deixou sem condições de utilização.

A travessia, em madeira, "partiu na zona central" e ficou sem condições de utilização, estando já encerrada, disse à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.

A estrutura não foi, no entanto, "arrastada pelas águas", ao contrário daquilo que já sucedeu noutros invernos, disse o autarca, admitindo que se "o nível da água não subir muito", a ponte poder-se-á manter ali e ser recuperada.

Nos últimos três anos a travessia não foi afetada pelas águas do Mondego, pois foi retirada antes de o leito do rio subir até determinado nível, o que ainda não sucedeu este ano, explicou Paulo Cardoso.

Embora se trate de uma ponte particularmente utilizada no verão, sobretudo por frequentadores da praia fluvial, ela também serve, nessa e outras alturas do ano, habitantes da zona, designadamente pessoas que vivem em Carvalhosas, Palheiros e Zorro, na margem esquerda, para se deslocarem para Torres do Mondego, na outra margem, mais bem servida por meios de transportes públicos, acrescentou.

O incidente, que não causou outros prejuízos, "só demonstra a necessidade da construção de uma nova ponte e o acerto da Câmara [de Coimbra] em avançar com ao empreendimento", cuja construção foi consignada na terça-feira, em 27 de fevereiro, por cerca de 580 mil euros, salientou Paulo Cardoso.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, recordou, então, que a nova ponte sobre o rio Mondego (cuja construção foi aprovada pelo executivo municipal por unanimidade, em abril de 2017) permitirá a travessia de peões, bicicletas e veículos ligeiros de emergência durante o ano inteiro.

A ligação da estrada nacional que liga Coimbra a Penacova (EN 110), pela margem direita do Mondego e a praia fluvial, na outra margem, era "uma reivindicação antiga das populações", sublinhou Paulo Cardoso, igualmente durante a sessão de formalização de consignação de construção da ponte, que deverá entrar em funcionamento até final de agosto deste ano.

"Basta de deitar dinheiro ao rio", afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, referindo que o projeto da nova travessia, com extensão de 145 metros, é de autoria do arquiteto Camilo Cortesão, para poder avançar com a construção da nova travessia, com uma extensão de 145 metros.

A obra, a realizar sem recurso a fundos comunitários, consiste na instalação de uma estrutura metálica que possibilitará o atravessamento "em condições de perfeita segurança, durante todo o ano", segundo a Câmara de Coimbra.

"A empreitada inclui também intervenções nas margens, para a sua consolidação, e nos acessos à nova ponte, estando ainda prevista a remodelação de serviços afetados e a execução de rede de baixa tensão para permitir a instalação de iluminação pública", explicou a autarquia.

JEF (CSS) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.