Algarve sem danos significativos nas últimas horas

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 02 mar (Lusa) - O mau tempo que tem assolado o Algarve acalmou nas últimas horas, registando-se danos em estruturas junto ao mar, inundações, quedas de árvores e de cabos telefónicos, mas sem estragos significativos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

"O maior número de ocorrências registadas tem a ver com a queda de árvores, estruturas de suporte de cabos telefónicos e de estruturas edificadas, principalmente junto ao mar", indicou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Na praia de Faro, uma pequena unidade hoteleira sofreu danos com o avanço do mar durante a noite de quinta-feira, obrigando à retirada de alguns clientes, mas na cidade o mau tempo não causou estragos significativos, disse à Lusa fonte do município.

Em Portimão, a Praia da Rocha voltou a ser afetada, sobretudo os apoios de praia situados no areal, muito perto do mar e que são mais vulneráveis quando há ondulação forte de sudoeste, como é o caso.

Em declarações à Lusa, o comandante regional da Polícia Marítima (PM) do Sul, Nuno Cortes Lopes, frisou que "a preia-mar durante a noite não foi tão grave como se pensava", atingindo os mesmos locais que tinha atingido durante a tarde de quinta-feira.

"Muito gradualmente, o vento vai decrescer, assim como o mar, mas ainda assim com valores mais elevados do que o habitual", sublinhou o responsável da Autoridade Marítima Nacional.

De acordo com o comandante regional da PM, a forte ondulação "tem causado danos materiais em estruturas edificadas junto ao mar, um pouco por toda a costa do Algarve".

As autoridades reforçaram o apelo, para que as pessoas não tenham comportamentos de risco e não se aproximem demasiado das zonas costeiras, expondo-se demasiado aos potenciais efeitos do mau tempo.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva vai manter-se em Portugal continental, pelo menos até ao final da próxima semana, e o vento vai continuar forte, mas com tendência para diminuir.

A próxima preia-mar (ponto máximo da maré) está prevista para cerca das 15:00.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, um dos menos graves, os distritos de Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro até às 09:00 de sábado.

JPC/MAD/(SO) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.