Ex-PM japonês Yoshiro Mori lidera organização dos Jogos Olímpicos de 2020

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tóquio, 13 jan (Lusa) -- O ex-primeiro-ministro japonês Yoshiro Mori vai assumir a presidência do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, anunciou hoje o Governo japonês.

O ministro da Educação e Desporto, Hakubun Shimomura, confirmou à agência Kyodo que o antigo chefe do Governo aceitou a proposta para que lidere o organismo, ainda que a decisão não esteja ainda formalizada.

A administração da cidade de Tóquio e o Comité Olímpico japonês querem criar oficialmente o comité organizador dos jogos a 24 de janeiro.

Inicialmente, Mori, de 76 anos, tinha recusado a proposta argumentando que a sua idade era demasiado avançada para assumir o cargo.

"O senhor Mori teve um papel fundamental na campanha para a vitória na organização dos Jogos. Creio que é uma pessoa idónea para o posto", explicou Tsunekazu Takeda, presidente do Comité Olímpico japonês também em declarações recolhidas pela agência Kyodo.

Yoshiro Mori foi primeiro-ministro do Japão entre 2000 e 2001 e também ministro da Educação, Desporto, Cultura e Ciência entre 1983 e 1984 e é um confesso apaixonado pelo râguebi.

Além de ter integrado a equipa da Universidade de Waseda, em Tóquio, Yoshiro Mori é desde 2005 o presidente da federação japonesa de râguebi.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

“Ontem tivemos uma noite histórica”. A mensagem de André Villas-Boas

Depois das declarações na sede de campanha no final da noite deste sábado, André Villas-Boas, presidente eleito da direção do FC Porto, reagiu também este domingo às eleições para os órgãos sociais do clube para o quadriénio 2024-2028 através das redes sociais. “Ontem tivemos uma noite histórica”, realça.

FC Porto: Presidente da FPF felicita André Villas-Boas 

Fernando Gomes desejou “as maiores felicidades” ao novo presidente do FC Porto.

FC Porto (Hóquei em Patins): 19.ª Taça de Portugal a caminho do Dragão. Crónica de jogo 

Portistas bateram o Óquei de Barcelos por 3-2 na final da prova rainha.