Brasil pede extradição de traficante de armas preso nos Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 25 fev (Lusa) - O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil revelou hoje que solicitou ao governo dos Estados Unidos a extradição do traficante de armas Frederik Barbieri, preso no sábado pelo Serviço de Imigração e Alfândegas norte-americano.

Brasileiro radicado nos Estados Unidos, Barbieri foi preso na sua casa, na Flórida, pelo Serviço de Imigração e Alfândegas, que confiscou ainda uma carga de 40 armas que tinha o Brasil como destino final.

Barbieri é descrito pela polícia brasileira como "o maior traficante internacional de armas para o Brasil", sendo apontado como o principal fornecedor dos grupos de traficantes que dominam as favelas do Rio de Janeiro.

Em maio do ano passado, a polícia brasileira apreendeu no terminal de cargas do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, 60 fuzis AK-47, AR-10 e G3, usados por tropas especiais de segurança, que terão sido vendidos por Barbieri a grupos de marginais.

O traficante é procurado pela polícia desde 2010, quando um contentor de munições foi descoberto registado no seu nome no porto de Salvador, na Bahia.

Dois anos depois, "o senhor das armas", como é conhecido, fugiu para os Estados Unidos, tendo obtido a cidadania americana.

RBF//RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.