Traficante "Pablo Escobar do Equador" foi extraditado para os Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, Colômbia, 25 fev (Lusa) - O Ministério Público da Colômbia anunciou hoje a extradição para os Estados Unidos do "narcotraficante" Washington Edison Prado, conhecido pelo cognome de "Pablo Escobar do Equador", responsável pelo tráfico de mais de 250 toneladas de cocaína.

Nascido no Equador há 36 anos, Washington Edison Prado, também conhecido como "Gerard", foi capturado em abril de 2017 na Colômbia. Nos Estados Unidos da América, para onde foi enviado sob um forte esquema de segurança, vai responder pelo tráfico de mais de "250 toneladas de cocaína" pela rota do Pacífico, de acordo com o Ministério Público colombiano.

Segundo a agência EFE, o chefe da máfia equatoriana tentou sem sucesso evitar a extradição para os EUA apresentando-se como um guerrilheiro desmobilizado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Esta organização, que durante meio século lutou contra o Estado colombiano, depôs as armas no ano passado e tornou-se um partido político depois de assinar um acordo de paz, apresentando-se a sufrágio nas próximas eleições nacionais.

O pacto impede a entrega aos Estados Unidos dos rebeldes envolvidos com narcotráfico, em troca do pagamento de indemnizações às vítimas.

As autoridades colombianas comparam Prado a Pablo Escobar, o célebre narcotraficante morto na década de 1990, devido à liderança que exercia no negócio de drogas no Equador, um país de trânsito da cocaína produzida na Colômbia.

RBF//RBF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ataque com espada em Londres fecha estação de metro. Suspeito já foi detido

Um homem com uma espada foi detido na manhã desta terça-feira em Londres depois de ter sido emitido o alerta para a possibilidade de várias pessoas terem sido esfaqueadas, avança a imprensa inglesa. Além de transeuntes foram também atacados dois polícias e cinco pessoas foram transportadas para o hospital.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.