Brasileiro Marcelo Cidade vence XI Premio SustainARt da ARCOmadrid

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 23 fev (Lusa) - O artista brasileiro Marcelo Cidade, autor da obra experimental "Expansão por Subtração", venceu o XI Prémio illy SustainARt na ARCOmadrid, "pela crítica reivindicativa à política destrutiva e ditatorial do lugar onde vive", anunciou hoje o júri do galardão.

Inspirado pelo desenho do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, símbolo do modernismo do Brasil, o jovem artista interpretou os sistemas de segurança precários e populares que se usam nos muros fronteiriços, com bocados de vidros partidos.

Marcelo Cidade define-se como um artista conceptual que se identifica com a experiência urbana, centrada no que é público e privado, coletivo e individual, e na transitoriedade destes dois universos.

O júri, formado pelos comissários de arte Adriano Pedrosa, María Inés Rodríguez e Carlo Bach, diretor artístico de illycaffè, reconheceu este artista como "uma jovem promessa do Brasil", concedendo-lhe um valor monetário de 15.000 euros, para continuar com o seu trabalho artístico.

Este galardão, atribuído pelo 11.º ano consecutivo, reconhece a obra de artistas latino-americanos, procedentes de países produtores de café, nascidos a partir de 1970.

Inaugurada na quarta-feira, com 15 galerias de Portugal e mais 15 do Brasil, a ARCOmadrid teve este tema como tema o futuro, e encerra no domingo.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.