Motociclistas manifestam-se em seis cidades de Portugal contra "farsa das inspeções"

Motociclistas manifestam-se em seis cidades de Portugal contra "farsa das inspeções"
| País
Porto Canal com Lusa

O Grupo de Ação Motociclista (GAM) realiza este domingo em seis cidades portuguesas manifestações para protestar contra "a farsa das inspeções às motos" e "manipulação da sinistralidade" rodoviária.

As manifestações vão decorrer em Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Funchal e Ponta Delgada a partir das 15h00 e a organização espera milhares de motociclistas que querem mostrar ao ministro da Administração Interna que com “a sinistralidade não se brinca” e que os acidentes de viação combatem-se “com medidas consequentes e não com medidas avulsas”.

Neste segundo protesto do GAM, os motociclistas contestam “a manipulação dos indicadores de sinistralidade e do respetivo número de vítimas, em prol de lobbies económicos” e “as inspeções às motos que não vão alterar os índices de sinistralidade", segundo um comunicado dos promotores.

Durante a manifestação em Lisboa, o GAM tem a intenção de entregar ao ministro Eduardo Cabrita e aos grupos parlamentares da Assembleia da República o ‘Manifesto Motociclista’, no qual considera que as medidas avançadas pelo Governo “apenas visam beneficiar o negócio das inspeções e das escolas de condução, à custa dos motociclistas e sem quaisquer benefícios em termos de segurança rodoviária”.

Em janeiro, o ministro da Administração Interna anunciou que as inspeções periódicas a motociclos vão avançar no primeiro semestre de 2018, justificando esta medida com o aumento do número de acidentes mortais com motociclos em 2017.

Fonte do Ministério da Administração Interna disse à Lusa que o secretário de Estado da Proteção Civil, José Tavares Neves, vai receber, na terça-feira, a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), após terem pedido uma audiência ao ministro.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.